Portal da Saúde Ocular

Esta área inclui os traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos, na prática de esportes, por armas de fogo e agressão física, bem como acidentes do trabalho. Também nesta categoria estão as doenças oculares infecciosas transmitidas por má higiene pessoal e efeitos adversos de materiais tóxicos. Muitas dessas alterações podem ser prevenidas, melhoradas ou limitadas. A área… » Continue a ler

A visão, o sentido mais desenvolvido no homem, é importante para o aprendizado, para a locomoção e para que se desfrutem as relações com o meio ambiente. Sua eficiência depende do funcionamento integrado de um sistema complexo, que é constituído pelos olhos e pelo cérebro. A imagem focada na parte posterior do olho é captada… » Continue a ler

Má iluminação O ambiente de trabalho deve ter condições mínimas de higiene, iluminação e ventilação. Quanto à vista, é imprescindível trabalhar com luz branca sem sombra. A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual e diminuição do rendimento no trabalho. Óculos de proteção Se no seu trabalho você fica exposto à poeira, inseticidas,… » Continue a ler

Na infância A criança, por sua própria natureza, fica mais exposta a acidentes que atingem os olhos. A maioria deles ocorre dentro ou nas proximidades de sua casa. Os mais frequentes causadores de acidentes são: tesouras, facas, arames, tiros de espingarda de pressão, fogos de artifício (explodindo dentro de lata ou vidros), bicadas e mordidas… » Continue a ler