A córnea é parte fundamental do aparato visual. Ela é responsavel por aproximadamente 2/3 do poder refracional do olho humano. Sua transparência é fundamental para a visão.

O bom exame da córnea permitirá definir se o paciente é bom candidato para o uso de lentes de contato. Os diferentes tratamentos com laser sobre a córnea que corrigem as ametropias são conhecidos como “cirurgia refrativa”.

Várias patologias podem afetar a córnea em suas diferentes camadas. O filme lacrimal alterado por olho seco além de prejudicar a visão, pode gerar sintomas de desconforto, dor e fotofobia. A utilização de OCT SPECTRALIS modulo de segmento anterior é muito útil para observar as estruturas corneanas e sua anatomia, sua espessura, bem como resultados de cirurgia refrativa, anéis intra-estromais, transplantes e até mesmo adaptação de lentes de contato.

Astigmatismos severos podem ser do tipo irregular e serem causados por ectasias da córnea do tipo ceratocone. O diagnóstico topográfico deve ser realizado e modalidades de tratamento conservador ou cirurgico serão realizados segundo critérios de acuidade visual e topografia. Novos procedimentos como anéis estromais, transplantes lamelares e cross-linking estão sendo utilizados.

Patologias sistêmicas podem ter repercussão em achados corneanos como em doenças reumáticas.

A avaliação da parte posterior da córnea conhecida como endotélio por microscopia especular deve ser realizada previamente as cirurgias de catarata pois esta camada é responsável pela manutenção da transparência da córnea pois funciona como uma “bomba” que mantém o equilibrio fluidico, de sais e de nutrientes.