Central de Agendamento

Doenças e Traumas Preveníveis

unidade científica > portal da saúde ocular > doenças e traumas preveníveis

Esta área inclui os traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos, na prática de esportes, por armas de fogo e agressão física, bem como acidentes do trabalho. Também nesta categoria estão as doenças oculares infecciosas transmitidas por má higiene pessoal e efeitos adversos de materiais tóxicos. Muitas dessas alterações podem ser prevenidas, melhoradas ou limitadas.

A área industrial tem feito grandes avanços, através da instituição de normas apropriadas de segurança e medidas de prevenção ao trauma ocular. A fiscalização constante é necessária para assegurar que estas medidas sejam mantidas, mas muitos empregadores reconhecem os benefícios pessoais e as vantagens econômicas em medidas para minimizar os traumas oculares e assegurar pronto e adequado tratamento, quando ocorrem estes eventos.

O aparecimento de novas doenças, como a AIDS, e epidemias de conjuntivite viral chamam a atenção para a necessidade contínua dessas medidas no sentido de controle do impacto dos danos ambientais e para minimizar o alastramento de infecções, incluindo aquelas pertinentes ao olho.

Cuidados domésticos

Não deixe ao alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, tais como facas, tesouras, garfos, chaves de fenda, lápis, caneta, varetas e arames.

Em sítios e fazendas é preciso muito cuidado com animais como galinhas, patos, gansos, gatos, papagaios, etc., que podem atingir os olhos da criança com bicadas ou arranhões.

Cuidado para não deixar produtos de limpeza atingir os olhos ( água sanitária, soda cáustica, álcool, detergentes, etc.). Caso isso aconteça, lave muito bem os olhos (20 a 30 minutos) com água limpa e, somente após isso, com urgência, procure atendimento médico.
 Muitas plantas domésticas principalmente as pontudas, as espinhosas, ou aquelas que soltam líquido leitoso (por ex.: Coroa-de-Cristo), podem causar problemas sérios se atingirem os olhos.

Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos quando estiverem com o cigarro aceso. Assim, evitarão irritações causadas pela fumaça e queimaduras que atinjam o rosto, especialmente os olhos.

Cuidados no trânsito

O uso do cinto de segurança é indispensável também dentro da cidade, onde se verifica a maioria dos acidentes com perfurações no olhos.

Crianças de até 12 anos de idade devem estar sempre no banco traseiro.

Jamais leve criança, de qualquer idade, no colo, principalmente no banco da frente.

Atenção

Todas as informações contidas neste site possuem caráter informativo, não substituindo, em hipótese alguma, as orientações de seu médico.

Centrais de Atendimento

Quintino Bocaiúva